Monumentos históricos e locais de grande circulação de transeuntes e veículos da capital baiana estão recebendo iluminação cênica na cor roxa. A ação pretende despertar a atenção da população e de visitantes para a campanha nacional Fevereiro Roxo, que visa alertar para o cuidado com três doenças: lúpus, fibromialgia e Alzheimer.
Dentre os espaços que estão sendo iluminados com a cor da campanha estão fontes luminosas situadas na Praça da Sé e na Praça Dois de Julho (Campo Grande), o Elevador Lacerda e viadutos do modal de transporte BRT. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), e seguirá até o fim do mês.
Para o gestor da Dsip, Ângelo Magalhães, iluminar os monumentos é uma forma de incentivar a população a ter um olhar mais cuidadoso com a saúde. "A Diretoria de Iluminação entende a necessidade de apoiar essas causas, iluminando os pontos da nossa cidade, para alertar os soteropolitanos sobre a importância de manter hábitos saudáveis, praticar atividade física, dormir bem, realizar consultas e exames periódicos", explicou.
Sobre as patologias – O lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico e causa inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum. Ela afeta principalmente mulheres.
A fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, com o passar do tempo a doença também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.