A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), participou de uma ação conjunta para combater irregularidades em postos de gasolina e lojas de conveniência em Salvador, na manhã desta segunda-feira (26). A ação, deflagrada junto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Polícia Civil (PC-BA) e o Corpo de Bombeiros, se estenderá durante a semana.
Durante a atividade, equipes especializadas dos órgãos envolvidos estão realizando inspeções para verificar itens como a correta exposição dos preços, análise para identificar possíveis aumentos abusivos nos valores praticados, além da avaliação da qualidade dos combustíveis e demais produtos disponíveis.
"Compreendemos as preocupações dos consumidores diante das oscilações nos preços dos combustíveis e outros pontos relacionados. Para garantir o cumprimento das normas vigentes pelos estabelecimentos, está sendo realizada essa força-tarefa, visando uma atuação conjunta mais abrangente”, afirmou o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto.
Para incentivar os consumidores a desempenharem um papel fundamental na construção de um ambiente de consumo mais ético e transparente, a Codecon coloca à disposição dos cidadãos canais de denúncia acessíveis em tempo integral, como o aplicativo Codecon Mobile e o site www.codecon.salvador.ba.gov.br. É possível ainda entrar em contato com o órgão por meio do Fala Salvador, no número 156.