Com visitas a equipamentos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), uma missão do Banco Mundial realiza avaliação final do projeto Salvador Social I durante esta semana, em Salvador. No início das visitas, na segunda-feira (16), foi avaliada a atuação dos técnicos da Sempre atuam nas unidades públicas, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rio Sena.
Na ocasião, os pontos observados foram a maneira como os profissionais atuam com as famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia e deficiência, dentre outros aspectos.
Na quarta-feira (19), foi a vez da atuação do Cadastro Único (CadÚnico), instalado na sede da Sempre, no que tange à inclusão e atualização cadastral. Houve, ainda, uma reunião com o corpo técnico da Sempre, que integra o Salvador Social, para apresentação dos resultados qualitativos e quantitativos do projeto.
Para o titular da pasta, Júnior Magalhães, o impacto social que o programa traz para a cidade é muito grande. "Vai desde à requalificação e entregas de novos Cras à qualificação dos serviços, à ampliação do Cadúnico e capacitação continuada do corpo técnico”, ressaltou.
Integrante da comitiva, Rovane Battaglin Schwengber elencou Salvador como parceira de importantes investimentos. "Estamos fazendo vários investimentos na área social para a melhoria da prestação de serviços para a população. Esse projeto teve início em junho de 2018 e nós viemos aqui para conhecer e documentar todos os resultados alcançados. É certo que obtivemos muito sucesso na execução das atividades, com a objetivação das propostas, e agora estamos em um momento de avaliação, cujo relatório final deve ser apresentado em dezembro", concluiu.
Salvador Social – Iniciativa de impacto social da gestão municipal para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social da história da cidade, o Salvador Social é um investimento de US$250 milhões, financiados pelo Banco Mundial. Coordenado pela Casa Civil, com o apoio da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), as ações do programa são desenvolvidas pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Saúde (SMS) e Educação (Smed).
Está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de Saúde, na qualidade da Educação e na efetividade da Proteção Social.