Os profissionais do audiovisual da capital baiana marcam presença no segundo dia do MercaMIMB, ocorrido nesta terça-feira (23), no Teatro Gregório de Matos (TGM), na Barroquinha, para discutir a produção audiovisual para televisão. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa SalCine, em parceria com o Sebrae, e faz parte da programação da 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (Mimb).
O painel “Dramaturgia nos Estúdios Globo” foi apresentado pelo diretor de conteúdo dos Estúdios Globo, Alexandre Almeida, que mostrou um pouco dos bastidores da criação de roteiros e a produção de conteúdo dramatúrgico para televisão. O gestor destacou que a emissora recebe projetos de autores que não são contratados pela emissora. “As pessoas podem enviar as ideias, terem um projeto aprovado e se desenvolverem como autores de novela dentro da Globo”, salientou.
Para o palestrante, Salvador é muito rica em talentos culturais. “A Bahia e a capital baiana são celeiros de gente boa na escrita, na música, artes plásticas e em tantos outros movimentos culturais. Aqui é impressionante, por isso, convido as pessoas a escreverem suas histórias. Às vezes, são até histórias que já são conhecidas, mas vem com outros olhares, outros pontos de vista. Invistam nisso”, orientou o diretor, acrescentando que o fomento aos editais em Salvador tem aberto as possibilidades para o mercado audiovisual.
Estímulo – Presente na mesa de abertura, o gestor de Audiovisual da Secult, Felipe Rêgo, afirma que o MercaMimb visa aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros de players e plataformas do segmento, entre eles, canais de TV, distribuidoras, programadoras, coprodutoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional. “A ideia aqui é refletir sobre a criação de espaços para criativos negros, entendendo que seja em filmes, novelas ou séries, precisamos assegurar a participação de profissionais pretos”, frisou.
Iniciado na segunda-feira (22), o MercaMimb também é palco de apresentações de pitchings e consultorias para os produtores negros, indígenas e quilombolas, com participação de representantes do Nordeste Lab, Dia Lab, Globoplay, Projeto Paradiso, Warner Bros. Discovery, Egbé, DocA, Conspiração, Fistaile e Canal Curta.
A programação do MercaMimb será encerrada nesta quarta-feira (24), com a explanação do painel "Como Fomentar Novos Criadores no Cinema e Audiovisual?”, das 17h30 às 19h30, no Centro Cultural da Barroquinha. Os palestrantes são Felipe Dias (SalCine), Helena Klang (Estúdios Globo), Rodrigo Antônio (Ministério da Cultura) e Luciana Santana (Sebrae-BA), com mediação de Daiane Rosário e Claudia Gonçalves.
SalCine – O SalCine é o primeiro programa de desenvolvimento do audiovisual da capital baiana, criado com o objetivo de desenvolver a cadeia de produção, criação e economia do mercado audiovisual, atuando através dos eixos: formação, infraestrutura, financiamento, negócios e institucionalidades e film commission.
“É uma iniciativa que vem para ajudar a posicionar Salvador como um polo de desenvolvimento sustentável. Começamos a trabalhar de forma específica com audiovisual por entender que é uma potência, estamos falando de uma linguagem que atravessa todo mundo. É impensável se construir uma política pública de desenvolvimento sem falar do audiovisual, considerada uma das atividades da economia criativa que mais movimenta dinheiro no mundo”, completou Rêgo.
MIMB – Com exibição de mais de 60 obras de cineastas negras/negros de diversos países, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema, a Mimb segue até o final de abril em vários espaços culturais de Salvador.