Lançado em abril de 2023, o programa Saúde nos Bairros tem se mostrado uma iniciativa fundamental na promoção da saúde e no atendimento médico da população de Salvador. Até o momento, a ação já percorreu 67 bairros, oferecendo serviços essenciais à comunidade, e mais de 1,2 milhão de procedimentos foram realizados.
A meta do programa é alcançar todas as regiões necessitadas, garantindo que nenhum morador fique sem assistência médica. Atualmente, a iniciativa está presente nos bairros de São Cristóvão (Campo do Corte, Via 002) e Alto de Coutos (quadra de futebol da Bela Vista, Alameda Engenheiro Antônio Franco), até o próximo dia 27, das 7h às 17h; e no CEU Valéria (Rua B, Nova Brasília de Valéria) até este sábado (20), das 8h às 15h30. Já a Capelinha de São Caetano recebe o programa neste fim de semana (dias 20 e 21).
Os serviços oferecidos incluem consultas especializadas com clínico geral, cardiologista, urologista e mastologista, além dos exames de ultrassom, Doppler de carótidas, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma (ECG), mamografia, exames laboratoriais, preventivo, atendimento odontológico, agendamento de raio x, consulta com pediatria aos sábados, à captação de pacientes para cirurgia geral eletivas a exemplo de histerectomia, miomectomia e vesícula. Entre esses, os exames laboratoriais têm sido os mais procurados, evidenciando a demanda por diagnósticos rápidos e precisos na população local.
O Saúde nos Bairros possui atualmente três carretas que se deslocam pelos bairros durante a semana. Recentemente, foi adicionada uma quarta carreta, que atende exclusivamente aos finais de semana. Essa expansão permite que ainda mais moradores possam ser beneficiados pelos serviços de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera para consultas e exames.
“O programa visa atender a população de forma mais efetiva próximo à sua residência, reduzindo o índice de ausência, fazendo um encaminhamento qualificado e tentando chegar mais próximo do atendimento integral e do diagnóstico precoce, além de trabalhar a prevenção durante ações educativas", afirmou a coordenadora técnica do Saúde nos Bairros, Daniela Alcântara.
Acesso – Para ter acesso ao serviço, é necessário que os interessados apresentem o Cartão SUS, RG e, caso necessário, o guia dos exames pretendidos. Caso não tenha requisição, o paciente terá consulta com o médico clínico no próprio local e realizará os exames. O atendimento é por ordem de chegada.