Jogos da Juventude 2024 - Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb
Do norte ao sul, do oeste ao leste; a Bahia está, literalmente, representada por todos os seus cantos nas modalidades coletivas da fase três dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa, na Paraíba, durante esta semana. Estreando no domingo (24), com as partidas de handebol e voleibol, dos quatro times baianos, os três representantes do interior são de colégios estaduais vindos de Juazeiro, Nova Viçosa e Luís Eduardo Magalhães.
O terceiro grupo de estudantes atletas a representar a Bahia no maior torneio escolar do Brasil nas modalidades é composto por 63 competidores de atletismo, handebol e voleibol. Eles são oriundos também das cidades de Salvador, Curaçá, Teixeira de Freitas, Miguel Calmon, Jaguarari, Várzea Nova, Muquém do São Francisco e São José do Jacuípe – retornando na quarta-feira (27) os atletas de atletismo; e na sexta-feira (29) das demais modalidades.
Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o maior torneio esportivo escolar do país conta com cerca de 4,2 mil estudantes atletas de 27 unidades federativas do país, além de 750 treinadores e 558 árbitros. Nesta edição, a Bahia está sendo representada por 189 pessoas, sendo 147 competidores e 42 técnicos e oficiais, apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).