Offline
bolsa atleta
Prefeitura dá início às obras do primeiro CREAS Modelo de Salvador no bairro de São Marcos .
Por Administrador
Publicado em 07/05/2025 09:55
Novidades

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

 
 
 

Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Salvador iniciou a instalação do novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Marcos, o primeiro deste tipo na cidade. O prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço no local, autorizando um investimento de R$3,2 milhões para a edificação da estrutura, que poderá servir até 400 famílias mensalmente e abranger pelo menos 20 bairros da cidade.

 
 
 

A Prefeitura está adotando o Modelo como um novo padrão construtivo para os equipamentos de assistência social da cidade, como os CREAS e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Isso implica que as instalações seguem um projeto específico, concebido para proporcionar uma infraestrutura de atendimento superior à população e condições de trabalho ideais aos profissionais. As salas são adequadas para atendimento emergencial, para psicólogos, assistentes sociais e para registro no CadÚnico, entre outros serviços.

 
 
 

Bruno Reis, o prefeito, enfatizou a determinação de adaptar toda a rede municipal. "Este é mais um dispositivo crucial que vamos instalar." Todos os nossos equipamentos, sejam eles CRAS, CREAS ou Centros Pop, estarão no padrão Modelo até o final deste período de quatro anos. O primeiro CRAS Modelo foi entregue em Valéria, e as obras dos CRAS Modelo de Boca do Rio e Narandiba já iniciaram. "Estamos agora inaugurando o primeiro CREAS Modelo em São Marcos", afirmou no local da construção.

 
 
 

O prefeito destacou que, além de solucionar questões cotidianas, como as intensas precipitações que afligem a cidade, a administração municipal possui atualmente a habilidade de manter os investimentos com foco em benefícios a longo prazo. "Este é o maior desafio da administração pública: ser capaz de fornecer respostas eficazes à população frente aos desafios cotidianos da cidade, que não são poucos, sem nunca desviar o olhar do objetivo final", acrescentou Bruno Reis.

 
 
 

Novos equipamentos - Segundo Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Prefeitura está prestes a assinar ordens de serviço para a edificação de mais quatro CRAS Modelo. Esses se juntarão ao já inaugurado em Valéria e aos de Boca do Rio e Narandiba, que já estão em construção. No momento, Salvador conta com sete Centros de Referência de Assistência Social em funcionamento e 28 unidades do CRAS.

 
 
 

Atualmente, a estratégia da Prefeitura é reestruturar e aprimorar a infraestrutura de atendimento de todos os serviços de assistência social. Em outras palavras, um tratamento especial que a Prefeitura tem dado a esses espaços socioassistenciais, pois acreditamos que a população em situação de vulnerabilidade social merece uma assistência digna. "Vamos disponibilizar salas climatizadas e totalmente acessíveis para pessoas com deficiência, garantindo que todos sejam recebidos com a qualidade e o respeito que essas pessoas merecem", declarou Júnior Magalhães.

 
 
 

O gestor da Sempre também elucidou as diferenças entre os equipamentos: "O CRAS realiza um monitoramento prévio da população, com o objetivo de evitar a violação de direitos." Por outro lado, o CREAS presta um serviço especializado quando a violação de direitos já aconteceu e é necessário fornecer todo um suporte psicológico e socioassistencial. Normalmente, prestando assistência à população em situações de violência ou abuso. Em outras palavras, o CREAS lida com situações mais complexas que também são encaminhadas à rede de assistência social, conforme mencionado.

Comentários