Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, defendeu nesta segunda-feira (26) a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), recentemente anunciada pelo governo federal. Durante uma conferência sobre a indústria do Brasil, Mercadante respondeu às críticas de setores como o empresarial, enfatizando que é necessário propor soluções, e não apenas condenar ações.
No seu pronunciamento, Mercadante declarou que uma das opções seria elevar os impostos sobre as apostas esportivas, conhecidas como bets.
Durante uma coletiva de imprensa após o evento, Mercadante esclareceu que a elevação da IOF, aliada à estabilização do dólar, possibilitará ao Banco Central uma diminuição "segura, gradual e sustentável" da taxa básica de juros, a Selic.
Na quinta-feira passada, a administração federal anunciou alterações nas taxas de IOF, incluindo o acréscimo do imposto sobre crédito para empresas, que passou de 1,88% para 3,95% ao ano. Algumas das ações anunciadas pelo governo foram posteriormente revisadas, como a decisão de elevar de 1,1% para 3,5% a taxa aplicada na aquisição de moeda física e transferência para conta de contribuinte brasileiro no exterior.