Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Ascom Semob
Os estudantes de Salvador que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste e no próximo domingo (9 e 16 de novembro) poderão contar com passagem gratuita nos ônibus da cidade. A medida, anunciada pelo prefeito Bruno Reis na tarde desta sexta-feira (7), é uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Para ter direito ao benefício, o estudante deverá utilizar o seu cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, no período das 10h às 20h. A gratuidade poderá ser utilizada tanto nos ônibus regulares da cidade quanto no BRT e no Sistema de Transporte Complementar (STEC).
Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a medida visa oferecer maior tranquilidade aos estudantes que farão as provas. “Essa é uma política pública de inclusão social para a juventude de nossa cidade”, explicou. O gestor destacou ainda que o benefício somente será válido para os estudantes que tiverem seu cartão de meia passagem ativos e válidos. Também não será necessária a apresentação de comprovante de inscrição ao passar pelas catracas.
Para a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, “a gratuidade para os alunos que vão fazer o Enem é mais uma política pública que vem se efetivando no município de Salvador, dando todo o apoio necessário e, neste caso, econômico e psicossocial, pois isso tranquiliza as famílias com este gasto e faz com que eles se sintam mais tranquilos para a realização da prova que vai mudar a sua vida”, destacou.
Além da gratuidade na passagem, a Semob preparou ainda uma operação especial de transporte para os domingos de prova. Ao todo, 143 ônibus irão reforçar a frota de 72 linhas e 21 terminais, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras. “Estamos fazendo todo o possível para que os estudantes possam chegar aos locais de prova com conforto e tranquilidade, e lembramos que, no dia da prova, saiam de casa com antecedência para evitar qualquer atraso”, destacou Pablo Souza.