Foto: Ascom/SEC
Ao longo desta terça-feira (19), foi realizado no Rio de Janeiro, o “Seminário Internacional Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável”. O evento, que é uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas, em colaboração com a OCDE netFWD e a organização Education Above All, contou com a participação do assessor especial da Secretaria da Educação do Estado, Manoel Calazans,que representou a secretária Rowenna Brito.
O seminário teve como proposta fazer uma reflexão ampla sobre o papel central da educação na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, alinhada com os desafios globais contemporâneos e com as prioridades do Brasil no G20. A programação destacou discussões fundamentais sobre como a educação pode contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, a promoção da saúde e o avanço dos objetivos da cúpula do G20, com foco em inclusão social, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.
Entre os nomes de destaque confirmados para o seminário estão a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, e a Secretária da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), Zara Figueiredo. O evento reforça o compromisso da FGV em ser um agente ativo na transformação social e no desenvolvimento de políticas educacionais que possam catalisar mudanças efetivas e duradouras no cenário global.